As ações desenvolvidas pelo Lar São Vicente de Paulo são focadas prioritariamente nos idosos residentes em Varginha, que estão em situações de riscos e/ou vulnerabilidade social, que não possuam condições físicas ou materiais para se manterem também que não possuam nenhuma família e/ou que esta não tenha condições de oferecer os cuidados peculiares ao idoso.

A atuação, acontece, respeitando o livre arbítrio e autonomia dos idosos no que diz respeito à decisão pelo acolhimento. Atualmente a instituição recebe em sua maioria, idosos advindos de encaminhamentos da rede socioassistencial, da comunidade e por meio de parceria estabelecida com o Poder Público Municipal através de Termo de Colaboração.

Sua diretriz se faz por meio do princípio do carisma da Igreja Católica, entretanto, é importante destacar que a entidade atua em conformidade com a Tipificação Nacional dos Serviços socioassistenciais e presta seu serviço conforme previsto na mesma e demais legislações da Política de Assistência Social.

A entidade tem por finalidade a prática da caridade cristã no campo da assistência social e da promoção humana.

A metodologia de acolhimento institucional consiste, inicialmente, em entrevista e com o solicitante e visita domiciliar, sendo ambos os procedimentos realizados pelo profissional de Serviço Social, com apoio do profissional de psicologia, a fim de subsidiar a realização do estudo socioeconômico e avaliação da condição física, cognitiva e grau de dependência do idoso. Nesta etapa do processo, se necessário, ocorre a avaliação psicológica por parte do profissional de psicologia e/ou demais avaliações dos profissionais da equipe técnica, para discussão multidisciplinar acerca da possibilidade de acolhimento do idoso. Posteriormente, acontece a avaliação da documentação pertinente ao acolhimento por parte da administração e dos exames médicos e documentos relacionados à saúde do idoso pelo setor de enfermagem.

O Lar São Vicente de Paulo de Varginha – MG é uma entidade sem fins lucrativos e seu trabalho consiste no atendimento na modalidade de Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) de ambos os sexos, sendo este realizado há mais de oitenta anos no município.Tem capacidade para atender 75 (setenta e cinco) idosos, porém, atende atualmente, 56 (cinquenta e cinco), sendo 22 (vinte e dois) do sexo masculino e 34 (trinta e três) do sexo feminino. Destes, 28 (vinte e oito) possuem vínculo familiar e 28 (vinte e oito) não. Quanto ao grau de dependência, 11 (onze) apresentam grau de dependência I, 29 (vinte enove) apresentam grau de dependência II e 16 (dezesseis) apresentam grau de dependência III.

Em sua estrutura física tem uma boa capacidade para atender todos os idosos com qualidade e comprometimento para uma vida digna, e com ótimos profissionais dedicados a eles 24 por dia, 7 dias por semana.

Por ser uma entidade sem fins lucrativos, o Lar São Vicente de Paulo, obtém ajuda financeira de empresas, órgãos públicos e doações da população. Existem também parcerias através de débito em conta no Banco do Brasil, indo direto na instituição e fazendo sua contribuição e também autorizando a COPASA que inclua um valor na sua conta de água e este será repassado ao Lar.

Uma das fontes de recursos da entidade para custeio das despesas é advinda da contribuição dos idosos que, ou possuem regularidade com a previdência social ou são beneficiários do BPC – Benefício de Prestação Continuada, sendo que está contribuição chega ao máximo em 70 % conforme disciplinado no Art. 35, da Lei N° 10.741 de 1° de outubro de 2003.

A instituição possui três veículos, sendo uma van, um veículo de passeio Palio e uma Caminhonete Montana. Os veículos são utilizados para transporte dos idosos, serviço do banco e recolhimento de doações, sendo que estes foram obtidos por meio de Termo de Fomento com o Estado de Minas Gerais com verba de emenda parlamentar.

AS FORMAS PARA AJUDAR O LAR SÃO VICENTE DE PAULO SÃO AS SEGUINTES:

1) Autorizando débito em conta no Banco do Brasil,

2) Autorizando que a COPASA inclua em sua conta mensal de água e esgoto, um valor a ser repassado à Instituição,

3) Doando a quantia que quiser diretamente na recepção do Lar, ou via mensageiro,

4) Depositando a quantia que preferir no Banco do Brasil, Ag.0032-9, Cc 26.972-7.

O Lar São Vicente de Paulo busca a garantia de qualidade em todos os atendimentos aos idosos, além de contribuição para a prevenção de violação dos direitos dos mesmos.

WhatsApp
Enviar