As parcerias entre empreendedores têm se tornado cada vez mais comuns. Elas são uma forma estratégica de crescimento e uma maneira alternativa de abrir novas portas e conquistar novos mercados.

Essas parcerias podem ser formadas tanto entre empresas do mesmo segmento — ou seja, concorrentes — como também entre companhias que produzem produtos ou oferecem serviços complementares.

Diversas vantagens podem surgir a partir desses acordos entre empreendedores. Quer saber quais são elas e o porquê de as parcerias estratégicas serem tão importantes para o seu negócio? Então continue a sua leitura e confira!

Mais força perante os clientes

Tanto as empresas que já têm uma grande fatia do mercado consumidor quanto empresas menores, que ainda não têm tanta notoriedade, são favorecidas com uma parceria estratégica.

Vamos supor que você tenha um pequeno negócio de confecção de roupas e ainda não tenha muita notoriedade no mercado, mas que você tenha uma parceria estratégica com uma loja de tecidos bem popular. Um cliente vai até ela e compra material para confeccionar uniformes para os seus funcionários.

Nesse caso, a loja de tecidos iria indicar o seu pequeno negócio para confeccionar os uniformes para os funcionários daquele cliente que comprou o material anteriormente.

A parceria estratégica, então, é uma boa maneira de atrair, conquistar e fidelizar clientes, já que o seu negócio pode ganhar mais notoriedade e força com isso.

Otimização de processos

O mais comum nessas parcerias é que aconteça um melhor aproveitamento das estruturas logísticas e comerciais das empresas as firmaram. No entanto, também é possível que ambos os empreendedores se beneficiem a partir do compartilhamento dos processos produtivos e de gestão, trocando macetes e dicas entre si.

Você conhece aquele ditado “duas cabeças pensam melhor que uma”? É bem por aí. A partir dessa parceria você poderá ter uma ajudinha quando perceber que os processos no seu negócio já tiveram dias melhores. Mas lembre-se: essa é uma via de mão dupla, portanto você também precisará estender a mão para a empresa parceira às vezes.

Soma de competências

Somar competências é a maneira mais simples e eficiente de criar um diferencial competitivo para o seu negócio. Por isso, alie-se a uma empresa que seja capaz de agregar valor para o seu produto.

As competências a serem somadas podem ser, por exemplo, um processo de produção mais eficiente e com menor custo, um departamento de vendas mais agressivo, uma logística mais ágil e em conta — enfim, ações e processos que agreguem valor ao seu produto ou serviço.

Mais competitividade

Essa é uma vantagem bem simples de compreender: se aliando à empresa que detém a maior fatia do mercado, sua empresa e sua marca ganham mais exposição e se tornam mais competitivas no mercado.

Além disso, você pode aprender muito com outra empresa, reduzir custos envolvidos na produção, aumentar a produtividade e até a qualidade do seu produto ou serviço, garantindo assim maior competitividade dentro do mercado.

Vários benefícios podem ser obtidos a partir de uma parceria estratégica entre empresas. Por isso, é importante não enxergar os outros negócios apenas como concorrentes, saber se aproximar de outros empreendedores e fazer um bom networking.

Hoje em dia já existem diversas ferramentas, tecnologias e aplicativos que você pode utilizar para entrar em contato com outros empreendedores, criar a sua rede de contatos e quem sabe até fechar uma parceria.

Fonte: Blog do Empreendedor.

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