Quem administra uma pequena ou média empresa está cansado de fazer contas para aliviar os custos com sistemas e tecnologia da informação. Sistemas de gestão e outros programas utilizados no dia a dia podem levar um belo pedaço do orçamento mensal.

Comprar licenças e implantar softwares proprietários complexos como CRM (soluções de atendimento ao consumidor) e ERP (sistema de gestão empresarial) custa caro e nem sempre é acessível para boa parte das pequenas e médias empresas. A boa notícia é que há opções gratuitas para essas ferramentas.

Segue algumas opções de programas gratuitos utilizados para empresas:

ZeroPaper

Plataforma financeira na nuvem voltada para pequenas e médias empresas. A ferramenta auxilia os negócios com funcionalidades como fluxo de caixa, relatórios, controle de contas, entre outros. Se antes tudo era feito em planilhas ou pelo contador, hoje os pequenos empresários podem administrar as finanças do negócio sozinho.

ERP Lite Free

Software gratuito completo, que atende de forma integrada as áreas de vendas, estoque e financeira de micros e pequenas empresas de diversos segmentos.

Dropbox

Os relatórios na sua empresa costumam ser impressos várias vezes depois de uma modificação? Além de ser mais sustentável, usar um programa que permite o compartilhamento de arquivos entre diferentes máquinas e usuários também é mais prático e econômico.

Manic Time

A produtividade da sua empresa pode estar sendo prejudicada pela forma como as horas de trabalho são aproveitadas. Muitas vezes, a internet pode servir mais como distração do que como solução. O ManicTime existe justamente para saber exatamente como cada um aproveita o horário de trabalho.

OpenDrive

Ir para uma reunião importante com um cliente e esquecer o pen drive com a apresentação pode acabar com o negócio. O OpenDrive é um dos programas que armazena na internet as informações que você precisa.

Xobni

Se você vive perdendo e-mails ou misturando as mensagens importantes da empresa com spams ou coisas pessoais, o Xobni ajuda a organizar essa bagunça.

Pentaho BI Suite

Recursos corporativos como clustering e gerenciamento de repositório estão disponíveis mediante pagamento de assinatura, e os painéis e assistentes de criação de relatórios são inferiores aos do JasperReports.

Intalio BPM

O Intalio satisfaz mais itens na lista de quesitos de modelagem dos processos de negócios ( BPM, da sigla em inglês) do que qualquer outra solução de software livre para empresas.

Fonte: Canal do Ensino.

WhatsApp
Enviar