11 táticas comprovadas de como desenvolver criatividade

1 – Organize-se

Um ambiente desorganizado pode atrapalhar o processo de desenvolver criatividade, provocando desconforto e distrações desnecessárias. Já está comprovado que um local de trabalho limpo e organizado aumenta a produtividade e também a criatividade, além de dar motivação.

2 – Pense fora da caixa

Trabalho algum que exija criatividade irá prosperar se sua mente não se voltar para novos horizontes, além de tudo o que já foi criado. É importante pensar além da sua zona de conforto.

3 – Não tenha medo de errar

Os processos criativos são trabalhos de tentativa e erro. O exercício diário da criatividade é o espaço e o momento que você tem para testar todas as possibilidades e errar sem medo. Às vezes, é no erro que surgem as melhores ideias. Tente!

Também é importante lembrar que a criatividade não é uma ciência exata. Não existe resposta certa ou errada. Existe o melhor resultado e isso também vem com o tempo. Continue tentando, errando e acertando!

4 – Tenha um objetivo

De nada adianta começar um trabalho que exige criatividade sem saber ao certo aonde se quer chegar. Antes de começar, é necessário traçar um objetivo e ter em mente o resultado que se quer alcançar.

5 – Estude e leia muito

A leitura e os estudos na área em que você atua são a chave de como desenvolver criatividade. Leia livros sobre o assunto e também livros diversos. A leitura é capaz de abrir sua mente e fazer com que você enxergue além dos horizontes com que está acostumado. O estudo e a leitura são fontes de inspiração e referência.

6 – Converse com pessoas

Uma maneira de como desenvolver criatividade é conhecer novas histórias de vida. Converse com pessoas que você não conhece. Pode ser na fila do mercado ou no ponto de ônibus. Escutar vivências novas é uma ótima inspiração para todo tipo de projeto.

7 – Observe o mundo ao redor

Uma pessoa criativa é um observador nato, afinal, a fonte da inspiração pode estar em qualquer canto e numa pequena coisa. Não olhe só para dentro ou somente para as quatro paredes ao seu redor.

Treine para ser alguém criativoNão crie apenas por obrigação. (Foto: Divulgação).

8 – Pratique em todo o tempo

Não adianta esperar que a criatividade surja como um milagre somente no momento de desenvolver uma tarefa na empresa em que você trabalha ou na faculdade. A criatividade deve ser desenvolvida a todo o momento. Tente criar algo enquanto você com tempo livre. Crie somente por criar, somente para tentar e, talvez errar. Nesses momentos é que a inspiração vem e a criatividade é construída.

9 – Não perca as ideias de vista

É muito comum ter uma ideia genial quando é impossível fazer registros, é aquele flash de criatividade que acontece bem na hora de dormir ou durante o banho. Crie métodos de guardar essas ideias que aparecem sempre em momentos inoportunos, faça lembretes, desenhe, escreva um rascunho, mas não deixe a ideia genial desaparecer.

10 – Peça ajuda

Muitas vezes, para desenvolver criatividade, você vai precisar de uma mãozinha. Não tenha receio de pedir ajuda a algum colega ou amigo. Lembre-se que duas mentes funcionam melhor do que uma!

 11 – Descanse

Para desenvolver um bom trabalho criativo, é importante que o corpo e a mente estejam descansados. Como este é um trabalho diário, estabelecer uma rotina adequada de descanso é a chave para uma boa produtividade e para manter-se criativo.

Como ser e se manter como uma pessoa criativa?

Apesar dessas táticas serem comprovadas e terem grandes chances de funcionarem, também é importante lembrar que nem todas as pessoas funcionam da mesma maneira. Cada indivíduo tem sua forma de pensar e de desenvolver criatividade. Cada ser tem um processo criativo único.

Entender o seu processo e seu funcionamento também é um trabalho de desenvolvimento de criatividade. As táticas que apresentamos servem como base. Para desenvolver a criatividade, também é necessário priorizar uma rotina mais amena e garantir horas de lazer.

Fonte: Nila Maria.

WhatsApp
Enviar