Grandes equipes são energizantes, produtivas e entregam resultados inovadores. Em uma equipe engajada, todos entendem como contribuir de maneira a apoiar os resultados do time que vão além do que qualquer indivíduo poderia realizar sozinho.

E como sabemos, produzir mais e melhor é um dos grandes desafios das empresas modernas. Mas o trabalho em equipe não é fácil. Até as melhores equipes, com os colegas mais bem intencionados, podem encontrar problemas que atrapalham suas realizações coletivas.

A boa notícia é que não precisa ir tão longe e nem gastar tanto para ter equipes mais engajadas, motivadas e produtivas. Com algumas medidas simples é possível elevar a produtividade da sua empresa.

Neste artigo, você aprenderá estratégias e técnicas de facilitação para construir grandes equipes e criar dinâmicas de equipe de sucesso. Quer conhecê-las? Então continue lendo o nosso artigo e comprove!

Os três principais comportamentos de equipes altamente colaborativas e engajadas

1. Sinergia

Uma ótima equipe solicita diversas visões e sugestões criativas umas das outras. Eles permitem um debate saudável e vigoroso sobre novas ideias. O resultado é sinergia. O trabalho é feito em um ritmo mais rápido porque as pessoas se sentem valorizadas e engajadas – suas vozes são ouvidas. Mas é o líder quem é responsável por preparar o palco e promover essa cultura.

2. Comunicação aberta

Um grande líder também promove um ambiente onde as pessoas podem conversar abertamente porque é uma cultura confiável.

O feedback é uma via de mão dupla (dada e recebida) e altamente encorajada. Esse líder garantirá que as informações estejam disponíveis e fluindo livremente e sejam muito claras quanto aos objetivos e expectativas, de modo que toda a equipe seja responsável pelos resultados.

Ao compartilhar conhecimento e tomada de decisões com sua equipe, este líder modela a transparência que, com o passar do tempo, gera confiança e moral para que toda a equipe seja igualmente transparente entre si.

3. Segurança e Confiança

Antes da colaboração acontecer, expulse o medo para fora da sala. É quando você começa a ver as ideias florescendo; as pessoas se sentem seguras para colocar livremente todas as suas ideias na mesa sem medo de julgamento.

E mais uma vez, são os líderes que precisam criar espaço para os outros experimentarem e falharem, e quando cometem erros, os membros da equipe sabem que isso faz parte do ambiente de aprendizado.

Treinando equipes colaborativas e engajadas

Os principais comportamentos de equipes colaborativas e engajadas que foram expostos acima podem ser desenvolvidos com treinamento. Isso porque o treinamento é parte importante do desenvolvimento de uma equipe coesa, eficiente e produtiva.

Manter uma equipe bem preparada e capacitada por meio de programas de treinamento e educação corporativa pode fazer toda a diferença para o sucesso das empresas em um mundo corporativo como o atual, marcado por rápidas transformações, pela busca crescente por produtividade e pelo avanço das novas tecnologias.

Fonte: Portal de Carnegie.

WhatsApp
Enviar