Missão, Visão e Valores: O Que São e Como Definí-los

Missão, visão e valores. Você já ouviu essas três palavras em diferentes circunstâncias, muitas delas ligadas ao mundo empresarial.

Mas sabe o que elas querem dizer? Como definir a missão, a visão e os valores das empresas? E como essa construção de significados pode ajudar em sua jornada?

Essas perguntas vão ser respondidas ao longo deste artigo.

E, então, você vai entender que esses conceitos podem levar a uma jornada de autoconhecimento com resultados práticos não apenas no seu trabalho, mas também na sua vida pessoal.

Ficou interessado? Siga a leitura.

O que é “Missão, Visão e Valores”? (Empresarial)

Missão, visão e valores são conceitos estratégicos de gestão de empresas. Fazem parte do planejamento de um negócio e servem, depois, como uma bússola para orientar a busca de resultados.

Por isso, se você é ou pretende se tornar um empresário, entender e aplicar esses conceitos é essencial.

O nome soe como algo mais ligado às grandes organizações, mas não é.

De acordo com o Guia Missão, visão e valores do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), essas ideias devem ser aplicadas por empresas de todos os portes.

De forma resumida, pode-se dizer que missão, visão e valores são um conjunto de ideias que ajudam a definir as estratégias de uma empresa para que seus objetivos sejam alcançados.

É por meio desse tripé que os empreendedores podem elaborar o seu planejamento estratégico – ou seja, o passo a passo para alcançar os resultados almejados

Para se ter uma ideia da importância dessas ações, grandes gurus da Administração, como Peter Drucker e Philip Kotler, já abordaram seu significado.

Entenda cada um deles:

  • Missão: É a razão pela qual a empresa existe. Em outras palavras, define seu foco de atuação. Nesse caso, o conceito está mais ligado ao produto ou serviço.
  • Visão: É uma bússola que serve como um grande objetivo de longo prazo, ou seja, aonde a organização pretende chegar em determinado espaço de tempo. A visão do Facebook é conectar 7 bilhões de pessoas, por exemplo, com sua rede social.
  • Valores: É a forma como a empresa deve se portar no mercado e na sociedade, isto é, a maneira como pretende ser reconhecida. Essas ideias definem até mesmo a conduta dos colaboradores. Algumas organizações desejam ser reconhecidas pela qualidade do produto, outras pela segurança de seus serviços, pelo respeito ao cliente acima de tudo, por ações de sustentabilidade, entre outros.

Qual a importância?

Definir missão, visão e valores de uma empresa é a primeira lição de casa do empresário.

Conforme o estudo do Sebrae, é essa definição que irá direcionar as ações da empresa e até mesmo motivar os funcionários.

No entanto, a publicação aponta que o conceito é, frequentemente, mal empregado pelas empresas.

Veja este exemplo:

“Imagine se você fosse convidado para entrar em um veículo. Como se sentiria se não soubesse qual seria o veículo, o local, o momento de chegada ao destino nem as condições da viagem?”.

Viu? A mesma lógica se aplica a muitas empresas.

Os colaboradores não sabem exatamente por que estão ali, como podem fazer melhor seu trabalho e de que maneira devem utilizar seu tempo para levar o negócio em direção aos seus objetivos de longo prazo.

Por isso, a definição de missão, visão e valores deve vir antes de tudo.

Esses pilares vão sustentar a construção da organização e depois garantir um crescimento sustentável.

Valores, Visão e Missão Pessoal x Empresarial

Para que sua empresa ou carreira seja bem-sucedida, também é essencial aplicar a tríade “missão, visão e valores” na esfera pessoal.

Afinal, você é o responsável pela realização de seus sonhos.

Aqui, porém, pode ser até um pouco mais difícil.

Missão pessoal

Entender a razão da existência de uma empresa é fácil. Mas e a sua razão de existir qual é?

Para chegar à resposta, é importante refletir no que você é bom, para que as pessoas o procuram e por qual razão você quer ser lembrado.

Responder a esses questionamentos vai ajudar a entender qual a sua missão pessoal.

Visão pessoal

Este é semelhante à questão empresarial, ou seja, você deve se perguntar o que espera de seu futuro.

Nesse caso, tente imaginar-se daqui 25 anos e pense no que estará fazendo e o que já terá aprendido.

Também é essencial avaliar a sua saúde de modo amplo: física, espiritual, profissional, intelectual, emocional e financeira.

Valores pessoais

Para entender seus valores, primeiro liste o que é importante para você.

Ao contrário dos valores empresariais (onde se define como a empresa quer ser vista), aqui você deve definir o que gosta de verdade, e não o que os outros pensam sobre você.

Analise também os motivos de suas decisões: eles são materiais ou emocionais? Individuais ou coletivos? Todos esses aspectos irão definir seus valores pessoais.

O que é Missão Organizacional?

Missão organizacional é, em resumo, a definição da razão pela qual você criou sua empresa.

Algumas organizações existem para ajudar as pessoas a ter uma vida mais saudável, enquanto outras têm foco em revolucionar a comunicação por meio de redes sociais.

A missão deve anteceder as características básicas do produto e do serviço. Ela aponta a solução que você almeja oferecer para os seus clientes.

Para isso, lembre: qual é a essência do problema que eu quero resolver e como o meu produto ou serviço pode ajudar?

Como definir “Missão, Visão e Valores” em sua empresa?

Chegar a uma definição de missão, visão e valores é uma tarefa que exige bastante dedicação.

Para facilitar a compreensão, vamos ajudá-lo a conceituar sua empresa.

Veja o passo a passo.

Missão

Esta pode parecer uma questão fácil, mas não necessariamente.

Você sabe de fato o que o motivou a criar sua empresa? Muitos empreendedores respondem: “Claro, oferecer o produto X ou Y com a maior qualidade do mercado”.

Mas será que essa é mesmo a razão pela qual você arregaçou as mangas, assumiu riscos e decidiu levar sua ideia adiante?

Agora, responda: como o seu produto vai melhorar a vida do seu cliente?

Visão

Para definir este conceito, é preciso saber aonde quer chegar dentro de alguns anos.

Um exemplo clássico é ser reconhecida como a melhor no seu segmento. Mas será suficiente?

Como você imagina a sua empresa daqui a 10 ou 20 anos, naquela jornada que você definiu na sua missão?

Qual será o seu impacto e como, na prática, você terá influenciado a vida de seus clientes?

Valores

Podemos dizer que estabelecer os valores da empresa é o mesmo que definir seus princípios.

Isso também pode influenciar diretamente o comportamento de seu quadro colaborativo.

Uma metalúrgica, por exemplo, pode ter a segurança como um de seus principais valores.

Em muitos casos, até mesmo as empresas de recrutamento procuram funcionários que se encaixem no perfil estabelecido dentro deste conceito.

Como estabelecer as Metas de uma organização?

Antes de mais nada, definir as metas de uma empresa é muito importante para manter o foco do negócio.

Essa máxima é válida não somente para os novos negócios, mas também para empresas que já estão em atividade há mais tempo.

Afinal, de tempos em tempos, é necessário se reinventar para poder acompanhar as mudanças do mercado.

Frequentemente, as empresas se veem obrigadas a lançar um novo produto ou serviço.

Para isso, pode ser necessário um período maior de estudo até esse objetivo seja concretizado.

Alguns recursos (como pesquisa e desenvolvimento, ou ainda treinamento de equipes) podem ser necessários e, por isso, definir metas é importante.

Parâmetros estabelecidos vão ajudar a direcionar os objetivos da organização, o tempo estimado para atingir certas metas, o valor do investimento aplicado, as estratégias utilizadas e todo o tipo de recurso necessário.

No entanto, é interessante seguir alguns passos para minimizar a margem de erro, sobretudo quando a equipe é grande.

Veja alguns deles:

  • Objetivos: É fundamental definir os objetivos da empresa antes de saber aonde se quer chegar. Passada essa etapa, é hora de definir as metas.
  • Estratégias: Os gestores precisam estabelecer quais métodos irão utilizar para alcançar suas metas. Em outras palavras, é como definir o caminho que cada departamento irá seguir para chegar ao seu destino.
  • Capacitação: Depois que os principais líderes já têm suas estratégias definidas com clareza, é preciso dar as ferramentas corretas aos colaboradores. Em muitos casos, pode ser necessário aprimorar os conhecimentos dos funcionários, por exemplo.
  • Monitoramento: Quando começar, de fato, o trabalho em prol das metas definidas, é vital monitorar os resultados. Assim, a empresa pode checar quais seus erros e acertos e também fazer os ajustes necessários para alcançar resultados.

Fonte: Sbc Coaching.

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