Dica 1: Pesquise as oportunidades

DDica de Marketing 1: pesquise sobre o público consumidor e clientes atuaisescubra quem é seu cliente, o que ele busca, quais são suas expectativas com relação à marca, onde ele está e porque ele precisa do seu produto.

A internet oferece milhares de ferramentas que podem auxiliar a coletar e compilar essas informações com agilidade e precisão. Essas ferramentas podem inclusive ajudá-lo a criar novos produtos.

Sabendo disso, não perderá tempo e dinheiro tentando vender algo pra alguém que não precisa e terá um embasamento seguro para a tomada de decisão.

Neste outro post, nós compartilhamos algumas ferramentas grátis de marketing digital.

Dica 2: Construa sua presença online

Se sua empresa ainda não tem uma página na internet ou perfis namarque-presenca_marketing-para-empresass principais redes sociais é hora de tomar uma atitude. Considere criar um site urgente!

Cada vez mais as pessoas compram e discutem marcas e produtos pela rede e as empresas que ficarem de fora desse movimento vão perder novos consumidores.

Além disso, através das redes sociais é possível ouvir os clientes, encontrar pontos a melhorar e fazer mudanças no negócio seguindo a demanda de quem compra.

Dica 3: Faça um plano de marketing prático

Oplano de marketing_marketing para empresas planejamento de marketing é tão importante quanto o plano de negócios e o tributário.

O primeiro passo é analisar os fatores externos e internos que podem influenciar o desempenho da empresa. Entenda como funciona o comportamento de compra do cliente e conheça bem os outros players (competidores) no mercado.

Isso ajuda a definir o posicionamento da empresa e traçar as estratégias, os objetivos e as metas de marketing. Todo plano de marketing deve ter um cronograma que indique um responsável para cada ação.

Dica 4: Consolide a sua marca no mercado potencial

marca no mercado_marketing para empresasMesmo que o seu negócio não se torne conhecido em alta escala, é importante que você se consolide no mercado potencial, seja na cidade ou região.

Para isso, depois que você tiver criado a sua página, busque parcerias estratégicas e divulgação em outras páginas que não só através da sua própria, para que seu público chegue mais facilmente até ela.

Ter o seu perfil linkado a outros nomes reconhecidos, por exemplo, passa confiança e credibilidade à sua marca.

Dica 5: Venda benefícios, não apenas produtos

venda servicos_marketing para empresasDepois que o potencial cliente tomar conhecimento da sua marca, é essencial que ele tenha um bom atendimento durante e após a venda.

A impressão que um cliente leva é tão importante quanto quanto à satisfação dele com produto em si.

Com um atendimento bem definido, fica mais fácil receber sugestões de mudanças e melhorias.

Assim, é possível criar uma vantagem competitiva para ser explorada nas suas campanhas e gerar engajamento positivo da sua comunidade online.

Dica 6: Calcule o retorno do marketing

Calcular o ROI do Marketing para Pequenas EmpresasUma das maiores vantagens do marketing digital é a possibilidade de mensurar com clareza e precisão o retorno dos seus investimentos, podendo ser percebidas rapidamente no andamento do negócio. Antes de uma ação, defina com exatidão quem é o seu público e qual o efeito esperado.

Tenha uma planilha organizada que compare o objetivo da nova estratégia com o resultado conseguido. Compare também os números do período anterior para calcular o impacto do esforço feito para divulgar a marca.

Dica 7: Tome cuidado com o desconhecimento!

Odesconhecimento_marketing-para-empresas que afasta muitos micro e pequenos empresários da internet é a falta de informações sobre como funciona o marketing digital.

Caso você não tenha formação em administração ou um conhecimento aprofundado em marketing, a internet disponibiliza inúmeros conteúdos para você se informar sobre novidades, tendências e obter dicas.

Não deixe de dedicar algumas horas do seu tempo para isso. Certamente você verá os resultados no futuro!


Mais 13 dicas rápidas e práticas de marketing para micro e pequenas empresas:

  1. Continue estudando mais dicas de marketing para micro pequenas empresas;
  2. Trace um planejamento de marketing digital;
  3. Posicione-se na internet diferente de todos os seus concorrentes;
  4. Invista pelo menos 1h por dia acompanhando e otimizando o seu marketing digital;
  5. Crie um site com blog e redes sociais voltado para vendas com uma rotina semanal de atualização;
  6. Trabalhe duro e goste de usar a internet para o seu negócio (trata-se de uma construção contínua e às vezes demorada);
  7. Não centralize seu marketing no escritório. Utilize o seu smartphone para gravar vídeos, fazer transmissões ao vivo, postar fotos e fomentar a sua comunicação;
  8. Conheça o seu público-alvo de verdade (o que ele pensa, sites que acessa, o que faz quando não está comprando algo da minha empresa);
  9. Defina objetivos práticos de marketing digital (quantos seguidores em quanto tempo, quantos acessos em cada página, quantas vendas precisa fazer para justificar o investimento);
  10. Organize e unifique a sua comunicação (é muito comum falar uma coisa em cada mídia online);
  11. Dê voz ao seu público com pesquisas e leve em consideração cada opinião;
  12. Preze pela qualidade máxima e transparência (mentir na internet nunca é uma boa ideia para empresas de todos os tamanhos);
  13. Transforme desafios em oportunidades sendo criativo.

Fonte: Blog Odig.

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