O que é mindset: é um termo usado para definir a configuração mental de uma pessoa para determinar a maneira como ela reflete sobre ela mesma e sobre as situações diárias.

Além de uma maneira de pensar, o mindset é um grupo de atitudes mentais capazes de influenciar nos resultados obtidos por um determinado profissional, tanto de maneira positiva quanto negativa.

É como se disséssemos que você é capaz de chegar em qualquer lugar. Depende só da sua mente acreditar nisso, ou seja, tenha positividade!

As primeiros pesquisas sobre o que é mindset foram desenvolvidas pela psicóloga americana Carol S. Dweck em seu livro Mindset – A nova psicologia do sucesso.

Após anos de estudo, a pesquisadora identificou não só o que é mindset, mas também as pessoas possuidoras de mindsets positivos e negativos

Isso porque ele impacta diretamente nos resultados obtidos por elas em vendas e serviços.

Mas então é só imaginar, acreditar, sonhar e, em um passe de mágica, o sucesso baterá em sua porta?

Não! Porque mesmo sabendo o que é mindset e desenvolvendo o mindset mais positivo do mundo, ainda é necessário planejar e executar seus planos com conhecimento, eficiência e dedicação.

Mesmo assim, ter uma mentalidade otimista e produtiva já é um bom primeiro passo rumo ao sucesso de estruturar um bom mindset!

Para entender mais sobre o que é mindset, confira esse nosso conteúdo.

Agora, vamos dar uma olhada em quais são os dois padrões de mindset existentes.

PADRÕES DE MINDSET

Como falamos no tópico anterior, os padrões de mindset podem definir o desempenho dos funcionários da sua instituição. Mas você sabe quais padrões de mindset são esses? Conheça agora!

MINDSET FIXO

As pessoas com essa característica tendem a acreditar que nasceram com certos dons e, por isso, não possuem talento para desempenhar outras funções.

Ou seja, em vez de buscar novos desafios, esse tipo de profissional se limita a fazer o aceitável, considerando-se incapaz de exercer outros cargos ou funções.

Quem possui mindset fixo costuma achar sua inteligência sempre em teste, ficando inseguro em diversas situações.

Para deixar mais claro, esse funcionário é aquele reclamão e desmotivado quando lida com alguma situação incomum.

Assim, logicamente, a desmotivação desse funcionário resulta em pouca produção pois já não existe prazer em trabalhar com vendas.

MINDSET PROGRESSIVO

O mindset progressivo também é conhecido como mindset de crescimento.

Tem ele aquela pessoa que, mesmo tendo algumas habilidades mais claras, se dedica em explorar novas áreas de conhecimento.

Com isso, em vez de ficarem satisfeitas com os conhecimentos já adquiridos, essas pessoas tentam mostrar que talento até pode vir “de berço”. Mas também pode ser aperfeiçoado e até conquistado com esforço e estudo.

Assim, elas podem contribuir dentro das empresas onde estão com contribuição em mais áreas. Sempre crendo no valor a agregar na entidade.

Dentro de uma empresa, o funcionário progressivo é aquele transformador de problemas em oportunidades, sendo motivado sempre por novos desafios.

Nas vendas, encara-se desafios e metas todos os dias. Para alcançá-las, é preciso mentalidade positiva e motivada para, constantemente, perseguir o sucesso. Pois no comércio, produtividade aliada a motivação significa mais vendas.

E aí, agora você já sabe o que é mindset e quais são suas variações, já consegue separar seus colaboradores fixos dos progressivos?

Se sim, chegou a hora de entender por qual razão você deve ajudar a mudar a mentalidade no seu local de trabalho.

POR QUE DEVO BUSCAR A MUDANÇA NO MINDSET?

Mudanças são sempre necessárias. A renovação para uma inovação tem de ser constante dentro de uma instituição.

Logicamente, empresas de hábitos inovadores se destacam em relação a concorrência de métodos ultrapassados.

Por isso, é preciso adotar o mindset progressivo em sua empresa, buscando trazer novas ideias, conceitos e soluções inovadoras.

Imagine se você coloca a responsabilidade de liderar em um funcionário acomodado e com medo de assumir novos desafios?

O mais provável é: ele faz mais do mesmo, mantendo as coisas como estão e não acrescentando nada de relevante ou inovador.

Porém, se esse novo líder possui essa positividade, ele pode ser capaz de enxergar novos horizontes para a sua entidade, criando oportunidades e desenvolvendo métodos mais eficientes.

Isso porque, assim como no mundo, em todas as áreas, o mercado está em um constante aperfeiçoamento, exigindo atualizações e pensamentos novos.

Por isso, é importante analisar seu comportamento e o de seus funcionários, buscando utilizar um mindset eficiente.

Se em um contexto geral, você e os seus funcionários junto com o perfil do seu negócio se enquadram mais no que é um mindset fixo, é necessário pensar apenas em aperfeiçoar.

Afinal, se você chegou até aqui interessado por esse tema tão importante significa que você já tem uma mentalidade progressiva que só precisa ser lapidada, entendeu?

Depois de entender a importância de ter uma mentalidade otimista e produtiva, chegou a hora de saber como um bom mindset pode gerar mais lucro para a sua empresa.

Então, já que você já sabe o que é mindset, suas variações de padrão e a razão pela qual vale a pena aperfeiçoar seu mindset, veremos 4 super dicas sobre como você pode melhorar o que é mindset nos seus colaboradores.

VEJA A SEGUIR, 4 SUPER DICAS PARA TER “CABEÇA BOA” E BOAS VENDAS!

Ter funcionários com mindset positivo é importante para todos os setores da sua marca, porém a área de vendas deve ser levada ainda mais a sério.

Isso porque esse setor é o coração do seu negócio, sendo responsável por mantê-lo em atividade no mercado.

Dessa forma, além de entender o que é mindset, é importante saber como usá-lo para melhorar suas vendas.

Quer saber como fazer isso? Descubra agora!

MOTIVE SUA EQUIPE DE VENDAS

Um vendedor efetivo e que gera lucros é aquele que sai de casa confiando nos produtos oferecidos e em sua capacidade de convencimento.

Para que seu quadro de colaboradores seja composto por profissionais assim, é necessário saber o que é mindset positivo usá-lo para ser otimista.

Isso fará com que seus clientes confiem em sua empresa, pois verão em seus vendedores aquele “brilho nos olhos” de quem acredita no próprio trabalho.

Todas vezes que tiver contato com sua equipe de vendas, mostre a importância de o cliente ter aquele produto e de como alguma área da vida dos clientes terminará diferente depois daquele encontro.

De modo que seus vendedores acreditem também que eles são peça fundamental no crescimento:

  • Da empresa
  • De si mesmo
  • De seus colegas

Mostre importância dos seus para todos e potencialize o treinamento de vendas.

ESTIMULE A CRIATIVIDADE DOS SEUS VENDEDORES

Para ter uma equipe de vendas criativa e capaz de pensar em estratégias diferentes para converter cada tipo de cliente, é necessário contar com funcionários com mentalidade progressiva.

Isso porque dessa forma seus vendedores podem parar de vender de forma mecânica, oferecendo produtos apenas por oferecer e visando só o lucro.

Por isso os colaboradores que sabem o que é mindset de crescimento e o usam tendem a sair da rotina.

Buscando formas alternativas de divulgar e vender um certo produto e mantendo uma relação mais próxima com os clientes.

Então dê espaço de criação para os seus e considere ideias, experimente-as e promova feedbacks de erros e acertos.

RECONHEÇA SEUS COLABORADORES

Descobrir o que é mindset é uma ação importante, interna e pessoal (apesar de se iniciar por influências), ou seja, depende dos objetivos e da maneira de pensar de cada um.

Já que influências contribuem nesse processo, você pode reconhecer seus méritos e conquistas por meio de bonificações e prêmios periodicamente.

Lembrando sempre de, em todo tempo, elogiar e enaltecer-los por cada ação positiva, independente do quão singela ela seja.

ORIENTE SEUS COLABORADORES

Além disso, também é importante orientá-los com frequência, mostrando sua preocupação com o crescimento de cada um. Para isso, vale a pena investir em um treinamento de vendas.

Dessa forma, você consegue manter a confiança deles lá em cima, para que as vendas da continuem aumentando cada vez mais.

Viu como mudar a mentalidade da sua empresa pode alavancar suas vendas? Então use essas super dicas e mude agora mesmo.

VENÇA OS DESAFIOS DIÁRIOS POR MEIO DE UMA MENTALIDADE CAMPEÃ!

Eu sei, parece clichê de novo, mas o pensamento é a força criadora, ou seja, é a única forma de fazer as coisas mudarem para melhor.

Por isso, para vencer, superar desafios e aumentar suas vendas, é necessário aderir a uma mentalidade campeã!

E então, que tal mudar seu mindset e ir de encontro ao sucesso?

Mergulhe na estruturação, descubra o que é mindset seguindo o passo a passo que vimos:

  • Motive
  • Estimule
  • Reconheça
  • Oriente
WhatsApp
Enviar