Como lidar com o fracasso em empreendimento

  1. Não leve para o lado pessoal

Separe o fracasso da sua identidade. Só porque você ainda não achou o caminho para ter um negócio bem-sucedido, isso não o torna uma pessoa fracassada. Estas são duas coisas completamente separadas, mas muitas pessoas misturam estes pensamentos, o que acaba prejudicando a confiança do empreendedor e sua autoestima.

Um exemplo de como é preciso separar as coisas é Abraham Lincoln. Antes de se tornar presidente dos Estados Unidos aos 52 anos, ele passou por uma série de fracassos. Aos 21, faliu um negócio. Aos 22, perdeu sua primeira eleição legislativa. Aos 24, fracassou em mais um negócio. Aos 34, perdeu uma eleição para o congresso americano. Aos 47, falhou ao tentar ser vice-presidente. Aos 49, não conseguiu ser eleito para o Senado. Apesar disso, se tornou um dos maiores presidentes da história daquele país.

  1. Aprenda e se adapte

Todo fracasso em qualquer empreendimento ensina lições valiosas. Tente entender os motivos que o impediram de ser bem-sucedido, mas faça isso de maneira analítica, deixando de lado sentimentos como raiva e frustação.

Sem eximir sua parcela de culpa, responda as perguntas: por que você falhou? O que poderia ter levado a um resultado diferente? O fracasso estava completamente fora de seu controle? O que você aprendeu com isso?

  1. Não fique obcecado pelo fracasso

Ficar remoendo as causas do fracasso não mudará o que aconteceu. Pelo contrário, só irá deixá-lo preso em um estado emocional que vai impedi-lo de seguir adiante. Você não pode mudar o passado, mas pode moldar o futuro. Quanto mais rápido tomar um passo adiante, mais cedo deixará o fracasso para trás.

  1. Não espere aprovação dos outros

Parte do nosso medo de fracassar ao empreender tem raiz no nosso medo de sermos julgados e perdemos o respeito e a estima dos outros. Lembre-se, o que alguém acha que é verdade sobre nós não necessariamente é. Dar muita atenção para a opinião dos outros pode frear a sua paixão e confiança pelo empreendedorismo, o que abalará sua habilidade para ser bem-sucedido no próximo empreendimento.

  1. Mude seu ponto de vista

A educação formal – pessoal e profissional – costuma conduzir a uma atitude não saudável em relação ao fracasso. Uma das melhores maneiras de lidar com o insucesso é mudar a maneira como você enxerga ele, de uma visão negativa – “se eu falhei, isso quer dizer que sou incapaz” – para outra mais positiva – “se eu falhei, isso quer dizer que estou mais próximo do sucesso”.

  1. Comece de novo

Você fracassou, estudou os motivos para o insucesso e mudou sua relação com a derrota, e agora é hora de tomar coragem e começar de novo. E, se for necessário, mais uma vez, até alcançar o sucesso no empreendimento.

Fonte: Destino e negócio.

WhatsApp
Enviar