O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é uma maneira que o profissional tem para planejar sua carreira a médio e longo prazo a fim de alcançar seus principais objetivos. Através do PDI na carreira, é possível é possível traçar uma trajetória, um caminho viável para chegar ao lugar almejado por meio do desenvolvimento pessoal e profissional.

O PDI é utilizado com o objetivo de monitorar o desenvolvimento pessoal e profissional, bem como a evolução de cada funcionário em suas potencialidades e habilidades a fim de que, cada um, em suas particularidades, consiga traçar um trajeto para progredir e subir na carreira. Este exercício pode ser feito dentro das empresas, aplicado por alguém com características de liderança, mas pode, também, ser feito individualmente, a fim de estabelecer metas profissionais.

PDI pode ajudar na ascensão na carreiraO Plano de Desenvolvimento Individual pode ser criado com auxílio de um profissional bem sucedido. (Foto: Divulgação).

Como fazer um PDI na carreira?

Com um objetivo traçado, é possível fazer seu PDI na carreira em apenas cinco passos
breves, porém extremamente eficazes. Confira nossa lista:

1 – Defina seus objetivos

Antes de fazer uma viagem, sabemos aonde exatamente queremos chegar e assim podemos
percorrer o caminho. Com o PDI na carreira não é diferente. É importante, antes
de qualquer coisa, traçar um objetivo e estabelecer metas.

Se o PDI está sendo realizado em conjunto com a equipe da empresa, é muito
importante que cada funcionário compartilhe um com o outro seus planos e
objetivos.

2 – Identifique onde você quer progredir

Seu objetivo principal pode estar vinculado a diversos fatores. Você pode almejar
uma promoção, um novo cargo, uma posição em outra empresa, qualquer coisa. A
partir disso, você precisa identificar onde exatamente você precisa melhorar
para conseguir atingir esse alvo.

Segundo especialistas, as competências mais importantes para o desenvolvimento
individual no trabalho são habilidades, conhecimentos e atributos. Nessa fase
da realização do seu PDI na carreira, você deve identificar em qual ou em quais
dessas áreas você precisa progredir, melhorar ou aprender.

Ou seja, você, agora, irá identificar as suas fraquezas a fim de trata-las. No
entanto, você também pode avaliar suas forças e perceber se elas podem ser
potencializadas.

3 – Ações de desenvolvimento

Essa é a parte mais prática, efetiva e desafiadora do PDI na carreira. Nessa etapa,
você deve tomar atitudes que de fato provoquem um impacto significativo no seu
projeto de desenvolvimento. Você pode começar por coisas simples, como tentar
assumir uma nova função na empresa em que trabalha ou mesmo em casa, aceitando,
assim, um novo desafio.

Ou, então, pode fazer um tema sobre alguma área diferente daquela em que você atua,
podendo ser, inclusive, relacionado àquilo que você deseja de fato alcançar.

4 – Designe prazos

Ao estabelecer uma data para a concretização de seu objetivo, o plano começa a
ficar mais palpável e real.

5 – Discuta seu plano com seus superiores

Essa jornada de desenvolvimento individual pode ser mais tranquila quando discutida
com alguém que seja de confiança, mas esteja em uma posição superior à sua.
Dessa forma, é importante discutir seu PDI com seu gestor, por exemplo. Você
irá escutar sua opinião e suas ideias de como você pode progredir ainda mais.

6 – Reflita sobre sua trajetória

Mesmo que você já tenha alcançado seu objetivo, mantenha seu PDI por perto. É
importante, de tempos em tempos, analisar e avaliar como foi a jornada para
perceber os erros e acertos ao longo da trajetória. O PDI na carreira é algo
que pode ser feito mais de uma vez na vida, a final, objetivos e sonhos estão
aí para serem sempre renovados.

Observando como você traçou e caminhou no seu planejamento, você pode repetir os acertos e
evitar os erros.

Exemplo de PDI na carreira

A melhor maneira de produzir o seu PDI na carreira é elaborando uma planilha, que
pode ser feita no Excel ou no Google Planilhas. No entanto, você também pode
escrever um texto em tópicos ou adotar um planner físico para isso.

Vamos trabalhar aqui com o exemplo de alguém que deseja, dentro de um período de seis
meses a um ano – curto prazo – obter um aumento salarial a partir de uma
promoção de cargo na empresa em que atua.

A primeira coisa que você deve fazer é estabelecer esse objetivo e o tempo que
deve e pretende levar para alcança-lo. Em seguida, você deve listar tudo o que
pode fazer para alcançar essa meta. Por exemplo, nesse caso:

  • Atualizar as qualificações profissionais;
  • Manter boas relações no ambiente de trabalho;
  • Manter a qualidade daquilo que você faz e
    buscar progredir.

Depois disso, você deve pensar em como conseguir cada uma dessas coisas:

  • Fazer cursos e participar de palestras;
  • Ser atento, proativo e prestativo;
  • Manter o foco.

Ao longo de cada uma das etapas, você deve fazer um breve monitoramento de suas
atividades. Em que pé cada um desses passos está? Anote em sua planilha o
“status” de cada uma das atitudes como “iniciado”, “em andamento” ou “não
iniciado”, por exemplo.

Conteúdo escrito por: Nila Maria

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