É comum que gestores de pequenas e médias empresas tomem decisões baseadas em achismos, ou seja, ignorando o fluxo de caixa e os dados reais da empresa. Isso pode ser muito prejudicial por diversos motivos, especialmente por desestabilizar a gestão financeira do negócio — o que gera dívidas e impede que novos investimentos sejam feitos. Mas, o que isso tem a ver com um programa de gestão empresarial na nuvem?

 

Esse software abrange módulos completos com funcionalidades voltadas, justamente, à gestão da empresa, o que garante um controle sobre as finanças, facilita a tomada de decisões por parte dos gestores e aprimora a compreensão sobre o que acontece no negócio através do registro das movimentações financeiras.

 

Aqui, apresentamos informações valiosas e exemplos para você saber por que usar um programa de gestão empresarial na nuvem,  entender como os recursos do programa podem ser úteis e conseguir ampliar o seu potencial e o da empresa!

 

Automatiza tarefas, facilita processos e otimiza a gestão do negócio

 

Tarefas manuais atrapalham a produtividade dos colaboradores, prejudicam a gestão e estão sujeitas a erros e retrabalhos, concorda? O sistema ERP, por abranger todos os módulos em uma única tela e automatizar processos, dispensa o uso de planilhas, cadernos ou outros métodos manuais.

 

Isso otimiza consideravelmente a gestão do negócio, já que todos os dados registrados podem ser visualizados com poucos cliques, e facilita processos. Veja algumas tarefas que são realizadas com eficiência por meio do auxílio de um software de gestão:

 

 

É seguro e evita vazamento de dados da empresa e dos clientes

 

Por ser um sistema baseado nos recursos da computação em nuvem, o armazenamento se mostra mais seguro do que se fosse realizado em disco rígido de computadores ou pen drives, por exemplo.

 

O porquê? Resumidamente, a nuvem faz parte da Indústria 4.0 e conta com camadas complexas de segurança e sistema de criptografia que dificulta o ataque de cibercriminosos e evita vazamentos, oferecendo assim proteção extra aos dados da sua empresa e de seus clientes.

 

Aumenta a produtividade dos colaboradores e garante mobilidade

 

Conforme já mencionado, utilizar um sistema completo para centralizar informações e realizar tarefas (que antes demandavam várias planilhas) aumenta significativamente a produtividade dos colaboradores. Quer um exemplo mais específico?

 

Imagine a quantidade de horas, ou até mesmo dias, que um funcionário perderia para coletar e compilar, detalhadamente, dados financeiros ou de vendas do mês inteiro ou de meses anteriores. Cansa só de imaginar, não é?

 

Usando um sistema ERP, tudo fica mais fácil: relatórios gerenciais podem ser emitidos em segundos, pois todos os dados já estão no sistema, e o funcionário só tem o trabalho de realizar a emissão por meio de poucos cliques.

 

Além disso, por ser na nuvem, o sistema garante a mobilidade de gestores e colaboradores, já que pode ser acessado de onde você estiver, a qualquer momento — é uma opção excelente para empresas que desejam implementar o modelo de trabalho home-office.

 

Auxilia na mensuração de resultados

 

Quando lhe perguntam como o negócio está indo, o que você responde? E, o mais importante, em que você se baseia quando responde? Um gestor só consegue saber se a empresa está indo bem, de fato, por meio dos números.

 

Por mais que as vendas estejam em alta e você perceba um aumento no número de clientes, ainda assim a empresa pode estar perdendo dinheiro, seja por cálculos errados de precificação, gastos excessivos, falta de um planejamento adequado, entre outros.

 

Daí a importância de analisar relatórios gerenciais e acompanhar os indicadores de desempenho para mensurar os resultados do negócio. Esses relatórios podem ser:

 

  • de cadastros;
  • de vendas;
  • de estoque;

O que eles mostram? Com o relatório de vendas, por exemplo, sabemos quantas vendas foram realizadas, quais mercadorias foram menos ou mais vendidas, quem são os clientes que mais compram, etc.; já o relatório financeiro facilita a visualização das movimentações financeiras, dos pagamentos e recebimentos e dos demonstrativos de resultados.

E agora, entendeu os benefícios de usar um programa de gestão empresarial na nuvem? Ganho de mobilidade, aumento de produtividade, segurança de informações sigilosas do negócio e dos clientes e otimização da gestão da empresa são algumas das vantagens de utilizar um sistema ERP.

 

Agora, o que acha de conhecer, com mais detalhes, as funcionalidades e os módulos oferecido por esse software? Confira como um só programa pode gerar resultados para o seu negócio!

Fonte: Gestão Click

WhatsApp
Enviar